TECONOLOGIA DA INFORMAÇÃO E NEGÓCIOS

09-2012 : Proteja-se dos scams das mídias sociais

In ARTIGOS E OPINIÃO on 18/09/2012 at 12:01
Quantos amigos você tem no Facebook? Você pode realmente dizer que conhece bem mais de 80 deles? As mídias sociais são ferramentas incríveis para conectar pessoas, vencendo distâncias e outras barreiras da vida real – mas você pode confiar totalmente em todas as comunicações que receber dessas pessoas online aparentemente legítimas?A natureza interconectada das mídias sociais é também o seu risco. Os sites de mídia social são um playground atraente para pessoas tentando fazer esquemas com pirâmides e scammers que são rápidos em abusar das informações particulares que você posta, seja para conseguir dinheiro ou qualquer outra razão mal-intencionada. O Facebook anunciou, recentemente, que encontrou 14 milhões de contas distribuindo spams e scams. Perfis falsos também estão se proliferando no twitter, em que são anunciadas como seguidores ou usadas para truques desonestos.Os scams quase sempre vêm de “amigos” nas mídias sociais, então é importante estar consciente dos perigos à espreita.Se parecer muito bom – ou muito terrívelOs scammers frequentemente tentam monitorar suas atividades e atingir o seu ponto fraco. Pense duas vezes antes de clicar em um link sensacional ou responder a uma solicitação emocionada, mesmo que ela pareça vir de um “amigo”. Fique de olho nestes scams comuns:URLs duvidosas

  • “É você neste vídeo?”
    Geralmente, esse tipo intrigante de mensagem direta (DM) no twitter vem com um link curto que esconde a URL real – que transfere software mal-intencionado para seu computador e invade sua conta.
  • “Justin Bieber fez O QUÊ?”
    Esse é um exemplo de comment-jacking (golpe dado usando-se um comentário) O link disfarçado leva você para um teste captcha falso e posta o seu texto como se fosse um comentário para uma história enganosa, no seu mural do Facebook.

Tentativas de phishing

  • Ganhe um vale-presente
    O scam do vale-presente tem várias formas, mas é um que está sempre em circulação. O objetivo é roubar suas informações e inscrever você em serviços caros.
  • Confirme sua conta de email
    Sempre vá diretamente ao Facebook ou ao LinkedIn para atualizar suas informações pessoais. Os emails de confirmação de senha podem parecer legítimos, mas nunca são.

Scams de aplicativo

  • Saiba quem viu seu perfil
    Outra promessa vazia. Esse faz você compartilhar seus detalhes através de um aplicativo de pesquisa falso. Você também precisa permitir que um aplicativo acesse seu perfil – geralmente, uma má ideia.
  • “Vídeo de um homem comendo uma cobra”
    Nojento? Com certeza, mas você nunca vai ver isso. Esse botão de “Play” é falso e serve para levar a aplicativos de pesquisa que valem comissões para o scammer – e atrair seus amigos.
  • Aplicativos falsos
    Projetados por cibercriminosos, esses aplicativos do Facebook vêm na forma de jogos e questionários. Não são todos eles que infetam o seu computador, mas eles enviam muitos dos seus dados pessoais (incluindo os dos seus amigos) para anunciantes – e você pode nunca nem perceber.

Os scams não podem ser sempre evitados, mas tomar precauções razoáveis podem ajudar você a minimizar os riscos que você corre online. Siga os conselhos abaixo e sempre acesse sites de redes sociais usando https://, em vez de http://, para criptografar sua conexão online e ter mais segurança.

Defina seus perfis para “privado”
Os detalhes que você publica em sites de redes sociais são visíveis para todos – a menos que você ajuste suas configurações de privacidade. Mesmo assim, seus contatos ainda têm a opção de compartilhar seu conteúdo com os contatos deles. Também tome cuidado ao integrar suas contas de redes sociais. Você pode ter privacidade no Facebook, mas estar exposto no twitter.

Mantenha detalhes pessoais offline
Além do fato de que abaixar a guarda pode ajudar os scammers a tirar proveito de você, também é importante saber que sites de redes sociais ganham dinheiro coletando e vendendo dados. As configurações de privacidade protegem você de outros membros da rede, mas os dados que você revela em sites como o Facebook pertencem aos proprietários do serviço.

Não deixe os outros vulneráveis
Você realmente deseja dizer para o mundo que escola o seu filho frequenta? Pense em como os outros se sentem quando você publica as informações deles online. Muitos detalhes, como a data de nascimento de alguém, podem facilitar as coisas para os ladrões de identidade.

Troque a senha regularmente
Transforme em rotina o ato de trocar as suas senhas regularmente. Isso irá manter você um passo à frente dos truques de scam e ajudar você a proteger suas contas. Além disso, não use a mesma senha para cada conta! Isso põe todas as contas em risco, se uma for hackeada.

Junte-se a pessoas em que você confia
As pessoas nem sempre são quem elas dizem que são, especialmente online. Pode ser uma boa ideia se conectar somente àqueles em que você confia, que não vão usar mal suas informações e organizar essas pessoas em grupos – ou criar perfis separados para fins diferentes.

Tenha cuidado com as mensagens instantâneas
As ferramentas de mensagens instantâneas que muitas redes sociais oferecem estão dentre os tipos de comunicação online mais inseguros. Converse sobre temas inofensivos ou use um cliente com criptografia, como o Pidgin, para garantir um bate-papo seguro.

Pense antes de enviar
Muitos links compartilhados via mídias sociais são armadilhas, então, quando em dúvida, verifique com seu contato. Assim, ele também terá consciência de que estava compartilhando scams sem saber e terá a chance de remover esse conteúdo, se for necessário.

Na vida online, assim como na vida real, pode demorar muito para construir uma imagem social ou profissional de confiança – mas um scammer só precisa de alguns segundos para destruir a boa reputação que você construiu. Muitos perfis nas mídias sociais são conectados ao seu nome real e, se você expuser seus amigos reais a scams online, sua credibilidade pessoal estará arriscada. Com tantos perigos rondando em nosso mundo moderno, agir com responsabilidade é de grande ajuda.

Fonte:

09-2012 : Proteja-se dos scams das mídias sociais.

Anúncios

Participe!...Deixe um comentário. Quem não é visto não é lembrado.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: