TECONOLOGIA DA INFORMAÇÃO E NEGÓCIOS

HTML 5

In ARTIGOS E OPINIÃO on 02/09/2012 at 17:02

HTML 5 na espreita – Mal se sobrepôs à tradicional indústria de software, a economia dos apps vê no horizonte a ameaça do HTML 5. Atualmente, os aplicativos são desenvolvidos e desenhados nas linguagens e padrões definidos por cada plataforma. Um game como Angry Birds, da Rovio, por exemplo, foi escrito em Objective C para rodar em iOS e explora as características de hardware do iPhone. O mesmo jogo passou por um ciclo completo de desenvolvimento e programação em Java para funcionar em smartphones Android. BlackBerry? Windows Phone? Sim, é preciso começar do zero mais uma vez, adaptando o app aos novos tamanhos de tela e características de hardware. Todo esse esforço em criar apps “nativos” para cada sistema móvel consome uma commodity cara e escassa: horas de trabalho de desenvolvedores. “O avanço do HTML 5 mudaria esse cenário radicalmente e acabaria com os apps como nós os conhecemos”, diz Rakji Gero, da Media Agility.

O HTML 5 poderá permitir criar “webapps”, ou seja, aplicativos que rodam direto no browser móvel, independente do fato deste navegador estar instalado num iPhone ou Android. Na comparação com Angry Birds, é como jogar o game em sua atual versão para Facebook. Você pode estar num Mac, Linux ou Windows e o jogo rodará em seu browser. Por enquanto, isto não é possível nos celulares. Os navegadores móveis não suportam padrões complexos o suficiente para viabilizar um “webapp” do Draw Some ou Instagram que funcionem de forma satisfatória. Interações entre o aplicativo e itens de hardware como a câmera, o GPS ou o Bluetooth dos smartphones funcionam com menos eficiência em webapps que em aplicações nativas. O design, o tempo de carregamento das telas e a performance do app também ficam gravemente prejudicados. “Há ainda muitas brechas de segurança no HTML 5, o que impede que bancos e serviços de e-commerce adotem webapps. A experiência do usuário fica simplesmente ruim””, diz Peter Broekroelofs.

Como acontece em qualquer revolução, é fácil apontar qual modelo se deseja superar, mas quase impossível prever os desdobramentos desse processo. Hoje, é tão provável que o HTML 5 atropele os apps nativos quanto que duas plataformas se imponham sobre todas as demais, eliminando o problema de desenvolver uma aplicação múltiplas vezes. Quando Lenin determinou a execução dos Romanov, ele não poderia prever que rumos tomariam o regime comunista da União Soviética. Tão pouco é possível traçar para onde se deslocará o capitalismo digital. Sim, nós estamos no meio de uma revolução!

Como criar um app de US$ 1 bilhão – Trending Blog – Blogs – INFO Online.

Anúncios

Participe!...Deixe um comentário. Quem não é visto não é lembrado.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: