TECONOLOGIA DA INFORMAÇÃO E NEGÓCIOS

Prepare-se: a ‘mobile intelligence’ vai mudar tudo – Tecnologia – CIO

In ARTIGOS E OPINIÃO on 11/07/2012 at 21:21

2012 marca o início de uma nova era transformacional, assegurou esta semana Michael Saylor, o CEO da MicroSrategy, na abertura do evento anual da empresa, realizado em Amesterdã, na  Holanda.

Abordando as quatro tendências em que o evento está organizado – Big Data, Mobile, Cloud e Social – Saylor realçou como a “mobile intelligence” vai mudar tudo, das normas sociais à privacidade, e ter impacto em algumas profissões e serviços.

A “Mobile Wave”, título do seu recente livro, já chegou e basta ver as crianças a tocarem piano em iPads e idosos a lerem mais livros nesses dispositivos do que em papel. “Haverá cinco mil milhões de smartphones em 2015 e cinco mil milhões de tablets em 2020″, exemplicou, como ponto de partida para justificar a “onda móvel”.

O celular passou de um dispositivo de voz para ser um equipamento de computação e, em média, um usuário passa 77 minutos por dia a usar “apps”. A tendência é irreversível, diz, salientando a queda de 53% na publicidade e receitas dos jornais. Poderia ter sido diferente, se tivessem sido “mais agressivos” ao adoptarem o digital, diz.

E explica porquê: só o New York Times gasta 230 milhões de dólares por ano em matérias-primas. Nos livros, são impressos 2,2 milhões de novos títulos a cada ano e há 130 milhões de títulos distintos a serem impressos.

Só a questão de onde os armazenar faz pensar em uma logística “pesada”. As bibliotecas acabam por cumprir essa função mas as 103 mil bibliotecas nos Estados Unidos custam 22 mil milhões de dólares – custos elevados face à possibilidade de ler em tablets, argumenta.

Também a indústria da televisão está mudando e Saylor dá o exemplo da série “The Game of Thrones”, que emite conteúdos interativos para tablets. “É muito viciante, saber onde o herói está em um mapa ou aceder à biografia de um dado ator”, diz.

Nos vídeojogos, a mobilidade também está a ter impacto. Se existem 67 milhões de consolas Xbox e 62 milhões de PlayStation3, mais de 200 milhões de utilizadores de smartphones estiveram, em cada mês de 2011, a jogar Angry Birds.

Saylor apontou outras áreas onde o “mobile” pode alterar modelos tradicionais, como as chaves. Hoje, existem chaves eletrônicas para ligar veículos em “apps” de smartphones mas essa tendência pode generalizar-se para os hotéis ou em casa.

“Posso ter uma chave que dou apenas para quando não estou, ou uma só para quando estou” em casa, exemplificou.

Nas lojas, onde se gastam 45 minutos por dia em filas (os valores apontados por Saylor têm por base dados do seu livro), é possível fazer compras em que o consumidor passa o smartphone para ler os códigos de barras e paga na saída. “Os supermercados que não tiverem isto perdem clientes porque ninguém quer gastar horas em filas quando pode estar fazendo outras coisas”.

A identificação digital é outra área relevante, quando o roubo de identidade custa 221 mil milhões de dólares, ou os dados clínicos, sabendo que anualmente se produzem 12,4 mil milhões de documentos em papel para registos médicos nos EUA. “Os pacientes passam a ter alguns dos registos, como as radiografias, para evitar terem de as repetir por erro ou terem de as transportar”, refere.

No ensino online, ele acredita que se poderá ter um professor para milhões de alunos, que os jogos vão servir para ensinar – exemplifica com o “Cut the Rope”, que ensina bases de engenharia mecânica –, vão surgir novos talentos e a dificuldade será certificá-las.

“Não estou contra os professores, mas numa dada altura é preciso elevar a inteligência para outra coisa – os professores não podem continuar a fazer o mesmo que faziam indefenidamente”, defende.

Também “as empresas devem re-imaginar produtos e serviços à luz do software móvel, estabelecer uma relação móvel com os seus clientes e desenvolver aplicações móveis para agilizarem as suas operações de negócio”, finalizou Saylor.

Prepare-se: a ‘mobile intelligence’ vai mudar tudo – Tecnologia – CIO.

Anúncios

Participe!...Deixe um comentário. Quem não é visto não é lembrado.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: