TECONOLOGIA DA INFORMAÇÃO E NEGÓCIOS

O Ensino à Distância (EaD) e a Pedagogia Moderna

In ARTIGOS E OPINIÃO on 04/02/2012 at 15:09

O EaD e a Pedagogia Moderna

Na leitura deste texto um novo aspecto na pedagogia, que certamente poderíamos denominar “Pedagogia Moderna” ou Engenharia Pedagógica.

Atualmente, vale frisar, parece que se voltou aos tempos de “Caça as Bruxas” no âmbito educacional, visto que os defensores da formação pedagógica, elegeram como sendo “do lado mal” aqueles educadores que não têm como formação principal o de Pedagogo, ou seja, entende-se que para ser um bom educador haveria de se formar primeiramente na graduação em pedagogia e demais se especializar.

Por demais não quero aqui, longe de min, depreciar ou desvalorizar a graduação em pedagogia, até porque, atualmente, estou cursando à distância a graduação em pedagogia, quero sim alertar aos incautos defensores desta “Caça as Bruxas” que os tempos mudaram e que seguindo o velho e bom Paulo Freire que ainda no passado nos ensinava e que hoje nos atinge em cheio nesse momento de discussão pedagógica.
[Estou] convencido de que a educação, como prática da liberdade, é um ato de conhecimento, uma aproximação crítica da realidade […]; a conscientização não consiste em “estar frente à realidade” assumindo uma posição falsamente intelectual. A conscientização não pode existir fora da práxis, ou melhor, sem o ato ação-reflexão. Esta unidade dialética constitui, de maneira permanente, o modo de ser ou de transformar o mundo que caracteriza os homens (FREIRE, 1980, p.25)
Por tanto, gostaria que se pudesse levar a debate os novos paradigmas da educação na formação de pedagogos, há muito repasso o meu pensamento a respeito da metodologia EaD e afirmo que no atual estágio em se encontra a educação, com certeza, será a metodologia utilizada no Ead que irá resolver os problemas educacionais do ensino presencial e que para tanto estamos no limear de colocarmos o EaD como fundamentador das bases educacionais vigentes.

Hoje se discute como reter os alunos em sala de aula, como trazer o interesse ao estudo pelos alunos no sistema presencial e percebemos que a resposta não está na metodologia do presencial e sim em ato continuo que o EaD formula e pratica como ação primordial de suas funções. O EaD principia o interesse do alunato em desenvolver suas competências e que essas competências sejam feitas em sua escolha própria e que não aja interferência ou interconveniência de outros que não sejam os principais atores no aprendizado, ou seja o próprio educando e o educador que devem definir as formas do aprendizado.

Aos que criam e fornecem ferramentas para capacitação dos operadores do EaD ou como poderíamos continuar nomeando-os “professores” para melhor interação dentro do ambiente em que terão que atuar na árdua tarefa que é a de transmitir conhecimento, afirmo que o que está se tentando é reinventar a roda ou quem sabe descobrir o sexo dos anjos, pois Paulo Freire há muito já nos dizia “A conscientização não pode existir fora da práxis”.

Para tanto meus queridos há de convir que só se aprenda a língua inglesa quando se pensa em inglês e que só se aprende EaD quando se pensa EaD. Quantos de nós tem a práxis em EaD como uso continuo no seu dia a dia?

O vídeo que se chama “Rafinha 2.0” e que pode se encontrado no link abaixo, nos mostra o tanto do tão pouco que conhecemos da geração para qual estamos praticando a nobre arte de ensinar.

Deixo aqui a abertura ao debate sobre se caberia, neste momento, a formulação e concepção de uma nova formatura de graduação a qual poderíamos chamar de Engenharia Pedagógica a onde o tão badalado Design Instrucional estaria inserido com certeza.

Forte abraço a todos e fiquem na Paz.

Professor Mario Costa

Anúncios

Participe!...Deixe um comentário. Quem não é visto não é lembrado.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: